TRABALHOS

Os trabalhos deverão representar uma contribuição científica original e poderão ser submetidos por interessadas e interessados na forma de resumos e vídeo-pôsteres que se enquadrem nos seguintes temas:

  1. Animais Peçonhentos exóticos e silvestres legais e ilegais no Brasil

  2. Coleções Científicas sobre Animais Peçonhentos

  3. Ensino e Divulgação sobre Animais Peçonhentos

  4. Epidemiologia e Clínica dos Acidentes por Animais Peçonhentos

  5. Fauna de Animais Peçonhentos

  6. História e Memória sobre os Trabalhos com Animais Peçonhentos

  7. Venenos e Antivenenos
     

Todos os participantes devem se inscrever previamente por meio do formulário do evento.

 

Cada inscrito(a) poderá submeter até dois (2) trabalhos como primeiro(a) autor(a), mas poderá participar como co-autor(a) de outros.

Não serão aceitos trabalhos fora do prazo. Recomendamos que o envio seja efetuado com antecedência, evitando assim os últimos dias. A submissão será confirmada por mensagem eletrônica.

I - ORGANIZAÇÃO DO RESUMO

 

O resumo deverá ser redigido em português, inglês ou espanhol com fonte Arial 12.

 

Título e autores(as): 

 

Título - deve expressar exatamente o conteúdo do resumo. Deverão ser evitadas palavras como “aspectos”, ”generalidades”, ou outras, que não definam objetivamente o assunto do resumo.

 

Autores(as) - O nome completo dos(as) autores(as) deverá estar acompanhado de suas respectivas instituições de vínculo (número de referência sobrescrito). A lista de autores(as) deverá estar centralizada abaixo do título, em caixa baixa. A afiliação dos(as) autores(as) (local de trabalho) deverá estar abaixo da lista de autores(as), em caixa baixa, justificada. O resumo deverá estar separado da afiliação por uma linha em branco.

 

Autor(a) principal e Endereço de correspondência - Nome do(a) autor(a) principal que responderá pelo trabalho, seguido do endereço eletrônico de correspondência.

 

Exemplo:

 

Práticas populares no tratamento dos acidentes por serpentes em países africanos

 

Zaila Azambuja 1

Dakarai Pimenta Ajaguña 1

Juan Olivier Colbert 2

1Universidade Kwazulu-Natal, Africa do Sul; 2 Université Paris-Sud 11, France

 

Zaila Azambuja, 

 

Texto: O texto deverá ter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras (exceto título, autores(as), afiliação, palavras-chave, agradecimentos e ou agência de fomento), sem formatação e com espaçamento simples. Os(as) autores(as) deverão obedecer a uma escrita clara e objetiva, iniciada pela definição do tema tratado, objetivos do estudo, métodos, resultados e conclusões. O título deverá estar centralizado, em caixa alta e negrito. A lista de autores(as) deverá estar centralizada abaixo do título, em caixa baixa. Deverá ser redigido em um único parágrafo. O resumo não deverá conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas. Dar preferência ao uso dos verbos na 3ª pessoa do singular. Abreviaturas e siglas: quando absolutamente necessárias, deverão ser citadas entre parênteses, precedidas da explicação de seu significado, na primeira vez em que aparecem.

 

Palavras-chave: Serão aceitas de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgulas. As palavras presentes no título deverão ser evitadas. As palavras-chave deverão vir abaixo do resumo, justificado.

 

Financiadores (campo não obrigatório): Os agentes financiadores da pesquisa poderão ser indicados.

II - ORGANIZAÇÃO DO VÍDEO-PÔSTER

A submissão dos vídeo-pôsteres deverá ser feita com formulário específico, contendo o vídeo de até 5 minutos gravado de acordo com as recomendações abaixo e com o resumo do trabalho de acordo com os critérios acima descritos.

​No formulário deverá constar os nomes de autores(as), sendo o primeiro o do(a) autor(a) principal e o último do(a) orientador(a). Cabe ao(a) autor(a) principal, cujo nome deve estar destacado em negrito, a apresentação do trabalho.

Elaboração do vídeo-pôster

Equipamento e cenário

De preferência use o celular ou câmera que você tenha familiaridade e que conheça bem as funções. Importante que utilize uma base para evitar a instabilidade da imagem, por exemplo, um tripé, ou algum objeto que possa servir como suporte. Opte por um ambiente que você se sinta confortável para ser usado como cenário. O local escolhido para gravação deverá ser claro ou permitir iluminação.

Áudio e iluminação

O ambiente de gravação não deve permitir ruídos. Um bom áudio é importante para melhor compreensão do conteúdo a ser apresentado. Caso você use celular, estes já possuem microfones com redução de ruídos. Porém, os microfones acoplados aos fones de ouvidos costumam captar áudios com maior qualidade e são recomendados para gravar seu vídeo-pôster. O local escolhido deverá estar bem iluminado. Atenção às sombras no rosto. Se possível, aproveite a luz solar. Gravar de dia é uma boa opção para aproveitar a luz ambiente.

Enquadramento

Posicione-se de forma que possa aparecer de corpo inteiro ou em ângulo que capte apenas da cintura para cima. Atenção para que o enquadramento não corte braços e ou joelhos. Se desejar inserir texto ou imagem, posicione-se em um dos lados da tela (sugestão: lado direito). Se estiver usando celular, posicione-o sempre na horizontal, pois esse enquadramento é a melhor opção para ser postado com qualidade em qualquer rede social, caso necessário, e em outras plataformas.

Edição

Se necessário, é possível realizar a edição dos vídeos pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para a edição. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.​

É importante excluir as partes não relevantes do conteúdo. É possível também incluir letterings, ou seja, cartelas e rótulos, com informações que queira destacar, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico e interessante. Após editado, o ideal é que você exporte o vídeo em arquivo .AVI, MP4 ou MOV, usando a configuração 1080p com 30fps (frames por segundo).

Submeta seu vídeo-pôster no formulário disponível abaixo.

III - PRAZOS

Prazo máximo para submissão de trabalho

17/10/2020

Divulgação dos trabalhos aprovados

 

29/10/2020

Prazo final para submissão dos trabalhos que tiveram necessidade de revisões

 

01/11/2020

Publicação dos resumos e vídeo-pôsteres aprovados

 

03 a 06/11/2020

Publicação do Livro de Resumos
(e-book)

30/11/2020

Mais informações, entrar em contato, pelo e-mail: redevbrasil@gmail.com

Prorrogado até 23 de outubro